Influência!

A maioria dos acontecimentos de uma empresa se dá pela influência, boa ou ruim em um determinado assunto.

Temos que refletir sempre o tipo de influencia que queremos passar para nossa equipe ou para nossos colegas de trabalho.

Você já parou para pensar que quando você está tendo um dia feliz, todas as outras coisas colaboram para que esse dia continue feliz? No dia mal, sentimos exatamente a mesma coisa, parece que carregamos uma enxurrada de maus acontecimentos que vão surgindo em nosso dia.

Tudo isso acontece pelo poder (muito forte por sinal) da influência.

Vamos exemplificar:

Jorge era sempre animado, todos os dias chegava na empresa que trabalha e cumprimentava todos os seus colegas de trabalho com bom humor e alegria e todos retribuíam a gentileza de Jorge com cumprimentos felizes também.

Jorge já era conhecido por ter esse perfil, por ser alguém que todos gostam de estar juntos, DIARIAMENTE, não esquecia aniversários, comentava sempre sobre a mudança no visual das pessoas e fazia questão de dar ênfase em o quanto era bom trabalhar naquela empresa.

Mas Jorge era uma pessoa comum, tinha seus problemas. O grande segredo de Jorge era o fato de não permitir que esses problemas fossem, mais forte do que sua vontade de estar bem e feliz.

Mas em certo dia, um fato ruim deu lugar a alegria de Jorge e naquele dia, ele não chegou com toda a animação que todos costumavam ver.

Só ouvia-se nos corredores: “Nossa, hoje o Jorge está estranho, será que aconteceu algo?” – “Acho que o Jorge vai pedir as contas...”

Nesse determinado momento, os colegas de trabalho de Jorge cogitam a possibilidade de também pedir as contas, afinal a empresa que parecia tão perfeita para Jorge já não estava sendo mais, isso era um sinal de que não seria boa para eles também.

Mas ninguém se deu conta que o desânimo de Jorge não tinha ligação nenhuma com a empresa, Jorge tinha passado por problemas em casa e o real fato de não estar feliz naquele dia não tinha relação com o trabalho.

Viram como o Jorge pode influenciar? Quantas vezes você já viu isso acontecer?

Veja os principais pontos que a influência pode colaborar (ou não) para a mudança de atitude de outras pessoas:

- Vendedores que vendem muito, trabalhando junto com vendedores que não vendem tanto assim, acabam influenciando e no final o número de vendas tende e aumentar. Acontece o mesmo quando a parte dominante não vende tanto, o que vende mais acaba se influenciando e automaticamente diminuindo as suas vendas;

- Pessoas animadas trabalhando com mal-humoradas. A tendência é que o mais animado influencie o menos, sendo que o inverso também acontece (conhecido em alguns lugares como a laranja podre!);

- A liderança é o principal exemplo da influência. Você já viu algum líder de verdade que não consegue influenciar os seus liderados? Líderes tendem sempre a causar as melhores atitudes de seus seguidores, formando um ciclo de novos líderes.

- Podemos ver claramente a influência acontecer através da concorrência, a empresa dominante influencia as menores a ter atitudes semelhantes para atingir os mesmos resultados, não tem a famosa história do “nada se cria, tudo se copia”?

- A televisão influencia muito também, principalmente na questão comercial, É óbvio que uma ficção não vai fazer com que a pessoa se transforme naquilo que ela está assistindo (exemplificando com um filme de assassinatos que não vai formar novos assassinos), mas quando está aquele calor e passa uma bebida bem gelada na televisão, a sede não aumenta? Isso é a influência!

Quer ver outro exemplo claro de influência?

Imagine o seguinte: uma pessoa a sua frente acaba de dar um longo e “espreguiçador” bocejo, aqueles que chega a lacrimejar os olhos...!

Bocejou também?

Nosso subconsciente é totalmente ligado as influências, nas técnicas de vendas conhecemos esses fatos como “Rapport” que inclui o fato de estimular a influência e vender mais.

Não é muito mais seguro comprar de quem é seu amigo, em quem você confia, na empresa que você já conhece? Isso se dá pela influência também. As pessoas tendem a se parecer por conta dela.

Você pode notar em um casamento. Quando casal acaba de se conhecer são extremamente diferentes e com o passar dos anos tendem a ficar muito parecidos, pois a influência faz com que as diferenças diminuam.

Vamos entender a influência aplicada nas vendas?

Você vai até aquela loja de roupas, leva certo tempo para escolher uma calça com as características que você gosta, nem tão justa e nem tão larga, com um tecido não tão claro para poder combinar com o maior número de peças, que tenha bolsos e que não fique tão comprida. Ótimo, algo muito semelhante ao que buscava, você encontrou.

Você prova, quando se vê no espelho não é exatamente como imaginava e a vendedora (muito sagaz) chega perto de você e fala: “Nossa, ficou ótima! Olha que eu vendo muitas calças como essa mas, em você ela ficou perfeita, parece que foi feita sob medida!”

Nesse momento até o que você desconfiava que não estava tão bom, passa a ficar bom, pois a vendedora te influenciou tocando no ponto de sua auto estima e satisfação.

Outro exemplo:

Quantas vezes você já comprou coisas por alguma indicação? Alguém usou, disse que é muito bom e que você deveria ir hoje mesmo adquirir o seu? Você passa a desejar esse produto e enquanto não o encontra fica desesperado, esperando o momento de ter o seu também.

O produto pode nem ser tão bom, mas a influência de alguém te fez acreditar nisso e vai fazer com que você não só compre como também indique para várias outras pessoas que “ouviu dizer que era muito bom...”

Loucura, não é?

Como provocar a influência? Veja algumas dicas:

- Crie laços, aproxime-se de quem realmente te passa boas sensações. A influência de pessoas boas faz com que seu dia seja sempre bom, atente-se a ser um influenciador também, fale de coisas boas e faça com que as pessoas sejam mais felizes.

- Desenvolva sua liderança! Você não precisa estar em um cargo de chefia para ser um líder, basta que você atraia pessoas que gostem do seu trabalho e daquilo que você faz para que as pessoas se sintam influenciadas pelas suas atitudes.

- Caso queira provocar a influência nas vendas, crie “vendedores” dos seus produtos. Provoque nas pessoas o desejo em ter e tenha clientes (ou pessoas que consumam) que tenham a habilidade em poder falar bem e influenciar mais compradores.

Tenho certeza que a partir do momento em que conhecer seu poder de influência e o poder que a mesma tem de provocar reações positivas ou negativas no seu dia, vai fazer com que você faça as melhores escolhas.

Não importa se você vai influenciar ou se será influenciado, o que importa de verdade é em como você vai fazer isso.

Todos os grandes grupos, os métodos e as “tribos” estão juntos e acontecendo pelo poder da influencia que gera nas pessoas. Você e sua empresa podem trabalhar cada vez melhor, procurando se cercar de gente bem humorada feliz e que provoque o melhor em cada um.

A influência tem o poder de ser positiva e negativa, cabe a você saber o que vai usar.

Acredito em você

Sucesso!

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