Observe!


Vocês já notaram que a grande maioria das pessoas se esquecem de observar e por isso cometem o mesmo erro repetidamente?

Quantas vezes no momento da falha a única resposta que você tem em mente é: UAU! Nem notei que isso estava acontecendo...

Pois é, então podemos concluir que o segredo está na antecipação.

Quando conseguimos notar tudo o que é verdadeiramente importante em nosso trabalho antecipadamente, podemos prevenir e evitar que situações trágicas assumam o lugar das pequenas dificuldades (essas pequenas dificuldades são as que acontecem normalmente e que sendo notadas antes de acontecer ou assim que acontecem, podem se resumir em “pequenas” mesmo...)

Acredito que a maioria das grandes crises empresariais estejam totalmente ligadas a um monte de coisinhas pequenas, vamos para um exemplo?

José é um pequeno empresário, tem 10 funcionários na sua equipe. José não é muito educado pela manhã, costuma não cumprimentar as pessoas que trabalham com ele e muito menos resolver algo que poderia facilitar o trabalho de alguém. Mas José é extremamente dependente de sua equipe, em sua trajetória, foi técnico de uma grande empresa e resolveu abrir a sua própria, então não administrava, não vendia, José tinha uma equipe que fazia isso por ele.

Mas a equipe de José era desmotivada, as repetidas atitudes secas que para ele não tinham importância, para a equipe estava sendo um fator determinante de desmotivação. Então um por um, os funcionários foram deixando de acreditar em sua empresa e aos poucos foram indo embora deixando uma carga negativa enorme em quem ficava, pois todos sabiam do desânimo e do desapontamento que envolvia a empresa de José.

Mas para ele isso era uma bobagem, as pessoas estavam indo embora por não serem boas o suficiente para trabalhar ao seu lado e foi notando que a rotatividade de sua empresa ia ficando cada vez maior. Poxa José! A falha está no monte de pequenas coisas que você vem fazendo! Quantos “Josés” você conhece?

Gosto de dar ênfase em meu trabalho de consultor, que o verdadeiro líder precisa ter vários braços, vários olhos, vários ouvidos e poucas bocas, sendo assim ele vai fazer muito mais, observar muito mais, ouvir muito mais e falar apenas o suficiente.

Para o funcionário é a mesma coisa, você precisa ter cuidado com esse monte de pequenas coisas... É um errinho aqui, um atraso ali, uma fofoquinha dali e quando damos conta, somos negativados e a nossa chance de se manter estável entre as empresas que poderiam nos contratar se torna mínima. Por isso meus caros, observar é o mais importante em qualquer posição que você ocupe na “pirâmide empresarial”, se você observa mais, inclusive antes de agir, tenho certeza que os erros serão minimizados, as soluções aparecerão com mais facilidade e você terá mais êxito no que for fazer!

Acredito em você!

SUCESSO!

#Negócios #Marketing #Trabalho #Vendas #Rapport #Influência #Coaching #DesenvolvimentoHumano #Empresas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square