Feedback – Conhecendo o Mito!

Primeiramente, você sabe o que é?

A palavra Feedback é utilizada para várias atividades, significa basicamente “dar um retorno”.

No meio corporativo, utilizamos o termo feedback para retratar com os colaboradores o que foi bom ( ou não ) no decorrer de um período de trabalho.

Existem profissionais, que basta ouvir falar sobre aplicação de Feedback que já começa a tremer e, sinceramente, deixo claro que não existe nenhum mistério nele.

Vamos lá:

- Como faz?

Eu acredito na eficácia de um feedback individual, onde somente quem está aplicando e quem está recebendo ficam no ambiente, quando aplicado com mais pessoas gera uma retração do profissional, pelo constrangimento de saber que seus colegas de trabalho sabem de suas falhas (isso se aplica também para as “broncas” públicas).

Então, convoque o profissional para uma reunião individual, pegue suas anotações sobre a avaliação do trabalho no decorrer do tempo (indico avaliar mensalmente) e informe o que está ali para o colaborador.

Separe em 2 tópicos: O que está bom e O que pode ser melhor, pois o principal intuito do feedback é a busca pela melhoria compartilhada, onde você pode participar da evolução do quadro de melhorias.

Dê ênfase as partes boas do feedback, isso gera uma zona de conforto temporária para receber as melhorias, não é uma regra, mas falar sobre as partes que estão boas primeiro tem uma eficácia melhor nos casos que acompanho.

Dica: Antes de começar, informe que ambas as partes não devem rebater as informações do feedback, deve-se manter o silêncio e ficar atendo as informações para absorvê-las com mais facilidade.

- Como avaliar?

Eu imagino que sua empresa possua regras claras, onde cada colaborador sabe o que deve fazer e principalmente como deve fazer. Busque analisar diariamente, pegando detalhes que podem ser melhorados. Avalie os pontos que não estão bons e que acontece com frequência, uma pequena falha que foi corrigida e não voltou a repetir, não é passível de feedback, é uma atitude natural no meio corporativo.

Anote sempre o dia e horário que aconteceu, inclusive a situação que envolvia o caso, para ficar fácil de memorizar, se é algo físico, vale até fotografar (se permitido e preliminarmente divulgado aos colaboradores) e utilizar na aplicação.

Os pontos bons, devem ser avaliados por aquilo que foi acima do esperado, pelo que superou as expectativas e ficou claro de que foi uma boa atitude, unir informações e fotos também melhoram na qualidade da aplicação do feedback positivo.

Dica: Crie pastas de feedback, anexe ali tudo o que diz respeito a cada um dos funcionários, na hora da aplicação fica mais fácil e vai evitar que você esqueça algo importante.

- Qual o resultado?

O que eu mais vejo nas empresas, são as demissões em que o funcionário não sabe nem o motivo pelo qual está sendo desligado. Devemos nos preocupar com a qualidade do processo de desligar colaboradores, pois esses que saem de nossa empresa hoje, serão ferramentas de marketing negativo (boca a boca) em caso de decepção com o processo.

O feedback é uma eficaz ferramenta para avaliação e retorno prévio do que pode ser melhorado. É a maneira correta de deixar o colaborador ciente do que precisa ser melhorado e do que ele está fazendo que está altamente satisfatório.

O resultado desta ferramenta é quase imediato, em alguns casos, no mesmo dia você nota a mobilização para a mudança do que foi apresentado ou para a repetição das boas ações.

Considerações Importantes:

Não se coloque como o dono da razão na aplicação de um feedback, utilize exemplos onde foi necessária a sua mudança para deixar mais claro que melhorias são necessárias para todos os funcionários.

Tenha cuidado para ter uma aplicação correta, o feedback aplicado de maneira equivocada gera conflitos difíceis de administrar, passe o que precisa ser melhorado e coloque-se a disposição para auxiliar nas melhorias.

Tenho certeza que assim, a fidelização de seus funcionários vai aumentar, sua rotatividade vai cair e sua empresa será muito mais saudável!

Acredito em você!

$uce$$o!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square