S.O.S Empresa

Recentemente estava debatendo com um cliente sobre recorrer a uma ajuda somente no momento do desespero. Será que dá tempo?

Os empresários têm o costume (muito feio por sinal) de parar para pensar nos detalhes apenas no momento em que nada mais está dando certo. O cuidado com sua empresa tem que existir desde sempre! Já imaginou quantas empresas fecham por conta dos detalhes?

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, 23% das empresas fecham no primeiro ano de vida e nessa, o empresário “esperto” pensa:” Ahhh Lucas, então está tranquilo, eu já tenho mais de 4 anos de empresa”. Certo Sr. Empresário, mas sua empresa está vivendo ou se arrastando em todo esse tempo?

O grande erro deste nosso segmento, é que alguém tem a brilhante ideia de abrir uma empresa porque notou que em um determinado momento, teve um empresário bem sucedido como referência. Então a empresa começa a render, dar retorno financeiro e o “empresário” começa a gastar desordenadamente, pois tem a necessidade de fazer parte do “clã”. Sua empresa? Esta fica lá, aberta, com funcionários insatisfeitos, departamentos financeiros (quando esse existe) fazendo malabarismos para tentar fechar o menos possível no vermelho... Isso é a vida da sua empresa?

Você sabe por que as empresas fecham?

Pequeno Porte

Você sabia que empresas maiores duram mais? Não só pelo tamanho, mas pelo planejamento que elas precisam possuir para manter-se em pleno funcionamento. Obvio que conta com uma forte colaboração das linhas de credito e de fornecedores topando negociações mais interessantes para conseguir “fisgar o peixe”. Só que em nosso segmento, empresas grandes são poucas, por isso sua empresa pequena ou média, deve comportar-se como grande. Ter muito planejamento, gerenciamento e principalmente um forte trabalho de gestão para que ela mantenha a saúde financeira e cresça.

Não ter concorrentes

Acho que esse é o tópico mais curioso! Algumas vezes ouço de empresários que se eles não tivessem concorrentes, seria muito mais fácil manter-se no mercado. Mas essa análise aponta o contrário. Não ter concorrentes é permitir uma acomodação de sua empresa.

Ter concorrentes vai fazer com que você busque com frequência a melhoria de seu negócio, produtos e serviços, além de poder estudar as estratégias deles e fazer melhor, sempre!

Conhecimento

Os que estudam menos estão automaticamente menos preparados para os desafios do setor. O empresário não pode parar de estudar NUNCA! Deve participar de cursos com frequência, treinamentos, palestras e preferencialmente cursos superiores e pós-graduação. Entender o seu produto a fundo ajuda muito a reverter esse quadro, pois vai dar um parâmetro melhor de possíveis falhas técnicas que o mesmo possa ter e se preparar melhor para os testes de qualidade.

Planejamento

É burrice pensar, que pode fazer tudo sozinho e principalmente que pode fazer da forma como você acha que vai dar certo! Pare com isso! Precisa planejar e o planejamento vem acompanhado de uma precaução de falhas e riscos que determinada atitude pode causar.

Empresas que fizeram um bom planejamento na abertura mostram-se mais seguras no presente e no futuro, por ter enfrentado desde o princípio análises completas de todas as ações que seriam feitas.

Conhecer o mercado

Isso serve para qualquer segmento que você queira entrar. Entrar em um mercado na aventura, sem saber como fazer, se mover pelo “achismo” é totalmente arriscado. Você deve procurar por profissionais que já estão estruturados no mercado e usá-los como referência, melhor ainda se conseguir criar laços e unir um grupo de interesses sobre o segmento.

Os riscos são infinitamente inferiores quando você já conhece alguém que viveu o que você vai viver.

É claro que existem mais motivos para o fechamento, esses que eu citei são as peças chaves para que isso aconteça. E não adianta pensar que pode errar por ter uma boa rede de contatos, pela minha vivência em consultoria vejo muitos empresários encerrando suas atividades SOZINHOS!

Busque por você e faça pela sua empresa, se prepare para que as coisas aconteçam como sonha. Coloque metas, trace as estratégias que vai utilizar e, principalmente, não permita que o seu concorrente engula o seu negócio. Trabalhe ali, lado a lado com ele!

Acredito em você!

SUCESSO!

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