Os 10 Mandamentos do Treinamento

1- Não perder tempo.
O conteúdo de um treinamento precisa ser pensado com antecedência e praticidade. Tentar fazer as coisas de última hora só vai gerar uma grande perda de tempo.
Fique sempre atento para as principais falhas que acontecem na organização de um treinamento:
- Conteúdo cansativo e pouco dinâmico
- Falta de atrativos para cada etapa do treinamento
- Falta de acompanhamento do pré e pós treinamento
- Material impresso não compatível com a explicação
E uma infinidade de outras coisas que pode transformar seu treinamento em um fracasso. Esteja atento a todos os detalhes e principalmente, preocupe-se com um bom conteúdo.
2- Determinar um foco.
Preparar um treinamento sem saber a necessidade real dele é um tiro n´água. Precisa-se identificar antecipadamente com a equipe o que ela realmente precisa por mais que tenha também a opção de realizar as reciclagens de temas já trabalhados. Identificar um foco é a forma mais eficaz de preparar um bom treinamento.
3- Falar como os participantes querem ouvir.
Prestem muita atenção, não é falar o que eles querem ouvir e, sim como eles querem ouvir, isso é bem diferente!
Falar o que eles querem ouvir não seria um treinamento, serviria apenas para afirmar o que cada um já sabe, mas levar um conteúdo novo, falando a linguagem dos participantes, faz toda a diferença. Avalie primeiramente o ritmo e a forma que cada um se comunica e baseie-se nisso para trabalhar a sua comunicação.
4- Ter paciência.
Entenda antes de tudo: Cada pessoa tem um ritmo. Esteja totalmente disponível para tirar dúvidas e repetir quantas vezes forem necessárias para que todos entendam o que você quis passar com o seu conteúdo.
Às vezes, a forma como você quer que todos entendam, não chegará a 100% da turma, então tenha paciência e tenha também preparação para explicar o mesmo conteúdo de formas diferentes.
5- Estar preparado.
Nem todos vão gostar de tudo o que você vai falar. Pode ser que alguém questione de maneira mais agressiva e o que você pretende fazer em uma situação como essa?
Sem preparação, o comunicador se enrola no momento do questionamento, a parte mais importante em um processo de treinamento. Você notará que a equipe está realmente prestando atenção no que você diz, quando começam a questionar e tirar dúvidas. Use isso ao seu favor!
6- Ser comprometido.
Se prometeu, cumpra! Quando anunciar que um treinamento vai acontecer e nele você colocar que será o melhor treinamento na vida dos participantes, faça de tudo para que realmente seja.
Fazer um bom marketing e na aplicação ser meio “água com açúcar” não está com nada!
7- Colocar uma pitada de humor.
Uma boa apresentação tem que arrancar sorrisos, só tenha muito cuidado para não forçar a barra e tentar transparecer algo que claramente você não é. Faça um humor leve e sem compromisso de arrancar gargalhadas, o humor vai deixar o conteúdo do treinamento mais leve e dinâmico.
8- Individualizar.
Pense em cada participante individualmente, o que você pode fazer por cada um deles e trabalhe nas ações que você desenvolverá em seu treinamento.
Existe sempre o mais tímido, o mais saidinho, o que fala mais e o que quase nunca fala nada. Faça dinâmicas para trabalhar cada um como eles se sentirão bem.
9- Conhecer os desejos de cada um.
Cada pessoa possui um objetivo e um sonho e por isso ela deve ser motivada. A motivação deve ser parte do treinamento e atividade presente em todos os passos. Se você não souber aonde cada um quer chegar, definitivamente não saberá o que colocar como meta ou objetivo para cada participante.
Motivação é a base de um bom treinamento.
10- Jamais desistir.
Se o conteúdo é complicado, se as pessoas estão com dificuldade em aprender, se cada um funciona diferente, se você seguiu todos os passos acima e mesmo assim teve dificuldade em sua aplicação, não desiste a repita algumas vezes. A confiança será sua principal aliada para o sucesso na atividade!
Acredito em você!
#Influência #Coaching #Empresas #Trabalho #Rapport #Vendas #Marketing #Negócios #DesenvolvimentoHumano #Treinamento