Quer Vender? Então cuide do MPC!

Primeiramente, você sabe o que significa MPC?

MPC é o famoso “Monte de Pequenas Coisas” e é exatamente aquilo que vemos no dia-a-dia se repetir por várias e várias vezes.

Você chegou e não falou um “bom dia” para sua equipe e em seguida começou a rolar os buchichos de que você estava mal humorado, aí vem outro, mais maldoso, e diz que você está mal humorado porque a empresa está com dificuldades. Quando você passa novamente por essa turminha você delega algo com um pouco de aspereza e, aí pronto! Falência decretada! Sua equipe vai se desmotivar totalmente e vão começar os rumores de que é melhor sair antes que a empresa feche e não pague ninguém e de que você teve uma péssima administração, pois deveria ter cuidado mais da empresa ao invés de ter comprado um carro novo e ter viajado para fora do país, quando na verdade o que você tinha era uma leve dor de cabeça!

Tenho certeza que você já passou por uma situação muito parecida com essa, ou que já viu isso acontecer em alguma empresa. Pergunto: - Onde está o MPC da situação?

Fácil, olhem só:

- A falta do “bom dia”;

- A falta do relacionamento para permitir que boatos não se propaguem;

- A aspereza na hora de delegar algo;

- Sua equipe ter visto o carro novo e saberem da viagem.

E mais um monte de coisinhas que estavam no meio, mas você vai me questionar que uma ou outra atitude não dá para mudar e muito menos para esconder, certo?!

Sim... eu sei! Mas você precisa estar muito próximo de sua equipe para minimizar os choques!

Muitas pessoas têm a mania de acreditar que o sucesso não é merecimento de ninguém, que quando tudo está na dificuldade as pessoas se unem para reclamar, mas no sucesso se distanciam, tentando descobrir qual foi o cambalacho que a pessoa fez para conseguir conquistar as coisas.

O sucesso é resultado, nada mais e nem nada a menos! Se você conseguiu o sucesso em alguma tarefa, parabéns! Se for de uma maneira ilícita, ele vai durar muito pouco e vai se tornar e um grande fracasso. Sucesso que se mantém é resultado de um trabalho estruturado!

Entrando em um assunto mais pessoal: Por quais motivos os casamentos acabam?

Pelo MPC é lógico! O esquecimento de datas, a falta de atenção, a frieza em algumas situações, a rotina... Tudo dentro do MPC!

Poderia ser um MGC também, “um monte de grandes coisas”, mas uma só grande coisa é o suficiente para destruir tudo, então não precisa de um monte delas, certo?

Agora quando começa a juntar os detalhes (hoje é isso, amanhã aquilo e quando se vê, tem um turbilhão de informações negativas e que atrapalham o dia-a-dia) não tem mais solução, melhor juntar as coisinhas e mudar de emprego, de casa, de casamento, de família...

Só que o MPC não é feito só de coisas ruins, existe o bom MPC. Sabe quando você vai até um restaurante e é surpreendido por um “couvert” por conta da casa? Depois do almoço você descobre que a sobremesa estava inclusa? Além de tudo isso, você tem um atendimento único, sua mesa está bem localizada, seu carro foi entregue ao manobrista na porta e quando você sai ele está lavado e com um bilhete de agradecimento por ter escolhido o referido restaurante?

Pronto, você se apaixonou pelo lugar, tenho certeza! Vai voltar lá muitas vezes além de indicar para muita gente!

Agora te pergunto: - Onde está o MPC positivo de sua empresa?

Você os pratica com frequencia? Cria soluções que surpreenda seu cliente?

Vender é fácil, difícil é surpreender!

Como faz parte do meu cotidiano visitar muitas empresas, fico muito feliz quando vejo pessoas, dos mais diversos departamentos, me perguntando na recepção se eu já fui atendido.

É aí que você vê a cultura da empresa em que todos precisam olhar com os olhos do dono e cuidar do MPC com frequência!

O MPC está presente desde o conforto da cadeira que você tem na recepção ao brinde que você manda no final do ano, no fato de lembrar a data de aniversário do seu cliente e uma multidão de atitudes que vão compor um produto maravilhoso de uma empresa surpreendente!

Proponho um teste:

Ande por sua empresa observando tudo como se fosse o seu cliente, abra e feche as portas, observe o que os seus funcionários (ou colegas de trabalho) falam para você na hora que te encontram, repare em tudo, na limpeza, no barulho, na postura das pessoas e em tudo o que envolver sua empresa. Como seu cliente se sentiria?

Faça o teste visitando outros lugares também e vá observando onde falta (ou onde sobra) o MPC. Tenho certeza de que você terá revelações surpreendentes de tudo o que vai notar!

Vamos ao MPC aplicado nas vendas?

- Coloque frases de boas vindas ao seu cliente na recepção de sua empresa, imagina seu cliente entrando e vendo uma placa que diz: “É muito bom ter você aqui!”. Mas quero fazer uma observação, faça uma plaquinha profissional, nada de papel impresso na sua laser mono colado com fita adesiva nas pontas!

- Tenha sempre disponível uma balinha, ou algo diferente dos tradicionais água e café que todo mundo oferece. Seu cliente precisa ser tratado de forma diferente.

- No dia do aniversário, não mande aquele e-mail sem graça, entre em contato pessoalmente com seu cliente e informe que só está entrando em contato para desejar-lhe um feliz aniversário.

- Se puder, dentro de sua caixa inclua algo que faça o seu cliente se surpreender! Que tal uma mensagem motivacional impressa com sua logo? Ou até mesmo um brinde em uma ocasião especial?

- Faça campanhas surpresa, onde o cliente muitas vezes nem sabe do que está concorrendo, imagina você ser surpreendido por ganhar um prêmio que nem sabia que estava competindo?

Esses são só poucos MPC´s que você pode incluir, adeque a necessidade de sua empresa e mostre ao mercado o que você veio fazer aqui!

Acredito em seu potencial!

$uce$$o!

#Empresas #RecrutamentoeSeleção #DesenvolvimentoHumano #Treinamento #Coaching #Trabalho #Rapport #Influência #Vendas #Marketing #Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square